MARCADORES TUMORAIS EM ONCOLOGIA
Resumo
Os marcadores tumorais são substâncias que funcionam como indicadores da presença de câncer. Esses podem ser produzidos pelo tumor diretamente ou pelo organismo, em resposta a presença do tumor (Silveira, 2005). Podem ser caracterizados ou quantificados por meios bioquímicos ou imuno‑histoquímicos nos tecidos ou no sangue, e por testes genéticos para pesquisas de oncogenes, genes supressores de tumores e alterações genéticas (Mattos et al.,2005). Em sua maioria, os marcadores tumorais são proteínas ou pedaços de proteínas (Almeida, 2004), incluindo antígenos de superfície celular, proteínas citoplasmáticas, enzimas e hormônios (Mattos et al., 2005).Downloads
Publicado
2013-01-09
Como Citar
Almeida, J. R. C. de, Pedrosa, N. de L., Leite, J. B., & Fleming, T. R. do P. (2013). MARCADORES TUMORAIS EM ONCOLOGIA. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 20(9/10), 31–34. Recuperado de https://cff.emnuvens.com.br/infarma/article/view/189
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).