Formas farmacêuticas semissólidas para tratamento tópico
Palavras-chave:
pomadas, cremes, géis, pastasResumo
Temos observado, entre usuários do nosso serviço, recorrentesdúvidas sobre as especificidades das bases empregadas na produção de formulações de uso tópico. Por isso, nesta edição, publicamos artigo que trata dos aspectos que devem ser levados em conta na escolha da forma farmacêutica semissólida apropriada para o tratamento de afecções dermatológicas, incluindo aqueles relacionados ao produto farmacêutico, às características da doença e às preferências do paciente.
Referências
Allen LV. Remington: the science and practice of pharmacy. London: Pharmaceutical Press; 2013.
Allen LV, Popovich NG, Ansel HC. Ansel’s pharmaceutical
dosage forms and drug delivery systems. Philadelphia:
Wolters Kluwer Health, Lippincott Williams & Wilkins;
Sanjeev S, Singh SP. Dermatological preparations, formulation and evaluation of various semi-solid dosage form. Asian Journal of Pharmaceutical Research and Development 2014;2(1):10-25.
Goldsmith LA, Katz SI, Gilchrest BA, Paller AS, Leffell DJ,
Wolff K, et al. Fitzpatrick’s dermatology in general medicine. New York: McGraw-Hill Medical; 2012.
Bhowmik D, Gopinath H, Kumar BP, Duraivel S, Kumar
KPS. Recent Advances In Novel Topical Drug Delivery
System. The Pharma Innovation. 2012;1(9):12-31.
World Health Organization. The International Pharmacopoeia 5th ed. Geneva: WHO; 2015.
Ueda CT, Shah VP, Derdzinski K, Ewing G, Flynn G, Maibach H, et al. Topical and Transdermal Drug Products.
Pharmacopeial Forum. 2009;35(3):750-64. doi: 10.14227/
DT170410P12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam neste boletim concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao boletim Farmacoterapêutica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste boletim.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste boletim (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste boletim.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Boletim Farmacoterapêutica está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.