ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DE EXTRATO ALCOÓLICO DE PRÓPOLIS VERDE CONTRA ESPÉCIES DE CANDIDA SP
Resumo
O gênero Candida sp. compreende 200 espécies conhecidas, mas somente uma dezena de espécies possui a faculdade de adaptar-se à temperatura de 37°C, podendo ser, ocasionalmente, patogênicas para o homem. Entre elas, estão: C. albicans, C. tropicalis, C. kefyr (pseudotropicalis),C. krusei, C. guilliermondii, C. parakrusei, C. zeylainoides, C.stellatoidea e C. brumptii. A candidíase é a principal infecção fúngica oportunista do ser humano, causada por leveduras do gênero Candida sp., que fazem parte da microbiota endógena do corpo humano. Por isso, podem acometer hospedeiros sadios, mas a maioria das candidíases se desenvolve em indivíduos imuno comprometidos, como os pacientes infectados pelo HIV, os que receberam transplante de um órgão, os que fazem tratamento com citostáticos, corticóides e tratamento prolongado com antibacterianos de amplo espectro. Além disso,o comprometimento de barreiras anatômicas secundariamente a queimadura ou procedimentos invasivos, comoo cateterismo, abrem portas para a invasão.Downloads
Como Citar
Fernandes, G. F., & Costa, C. B. (2013). ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DE EXTRATO ALCOÓLICO DE PRÓPOLIS VERDE CONTRA ESPÉCIES DE CANDIDA SP. Infarma - Ciências Farmacêuticas, 19(5/8), 111–113. Recuperado de https://cff.emnuvens.com.br/infarma/article/view/419
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons by NC ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).