Resumo
A Farmácia da 2ª RS do Paraná atende 25.000 usuários com doenças crônicas e graves. A complexidade de utilização e necessidades especiais de armazenamento dos medicamentos muitas vezes gerava erro no seu uso e baixa adesão ao tratamento. Pensando nisso, há oito anos foi implantado o atendimento realizado pelo farmacêutico para todos os usuários em início de tratamento. No atendimento os usuários são orientados sobre o armazenamento, indicações, posologia, possíveis reações adversas e interações medicamentosas. Em 2015 iniciou-se o serviço de clínica farmacêutica com a implantação do Projeto Cuidado Farmacêutico, uma parceria entre a SESA e o Ministério da Saúde. A primeira dispensação foi aprimorada incluindo coleta de dados sobre uso de outros medicamentos, investigação se o paciente apresenta outras patologias, ou se possui alguma dúvida em relação a sua farmacoterapia. Através de critérios preestabelecidos é selecionado o paciente que será acompanhado em consultas farmacêuticas. Durante a consulta o paciente é avaliado como um todo e não mais apenas na doença específica. Quando detectados problemas relacionados à farmacoterapia, realiza-se intervenção farmacêutica e se necessário são realizadas consultas de retorno para continuar o cuidado até o paciente estar apto para ganhar alta. De 129 pacientes atendidos em consulta, 98% teve alguma intervenção farmacêutica e 67% apresentaram algum problema relacionado a farmacoterapia. A melhora da adesão do paciente ao tratamento e conscientização em relação ao armazenamento e conservação dos medicamentos são alguns dos resultados alcançados. A farmácia busca ampliar o serviço de clínica farmacêutica atendendo mais usuários e aprimorar as consultas.
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. (2014); Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. Caderno 2: Capacitação para Implantação dos Serviços de Clínica Farmacêutica.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/sinopse/sinopse_tab_rm_zip.shtm. Acesso em: 01 maio 2016.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.