Tecendo Saberes sobre Plantas Medicinais: o resgate, a permanência e a construção do conhecimento popular na atenção básica do município de Aracaju
PDF

Palavras-chave

Farmácia
SUS
fitoterapia

Como Citar

SILVA, F. A., da Silva, W. B., Souza, C. A. S., dos Santos, A. R., & Silveira Filho, A. J. (2016). Tecendo Saberes sobre Plantas Medicinais: o resgate, a permanência e a construção do conhecimento popular na atenção básica do município de Aracaju. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 4(4), 184–188. Recuperado de https://cff.emnuvens.com.br/experienciasexitosas/article/view/1604

Resumo

devido ao fato de que a fitoterapia é parte da cultura da população, sendo utilizada e muito difundida há muitas gerações. O projeto Tecendo Saberes sobre Plantas Medicinais da Universidade Federal de Sergipe em parceria com o Movimento Popular de Saúde (MOPS) e pactuado com a Secretaria Municipal de Saúde do município de Aracaju tem como objetivo principal a integração entre os saberes popular e acadêmico por meio da troca de saberes sobre plantas medicinais, junto aos usuários e profissionais do Sistema Único de Saúde. Para a realização das práticas extensionistas foram escolhidos os seguintes cenários de prática: Unidade Básicas de Saúde (UBS) Augusto Franco, Edézio Vieira, Eunice Barbosa, Manoel de Souza Pereira e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Jael Patrício de Lima. As atividades realizadas foram compostas por oficinas, rodas de conversa, teatros e capacitação das equipes de saúde.

PDF

Referências

Política nacional de práticas integrativas e complementares no sus – PNPIC-SUS. Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2006a. 92 pp.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica. Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006b.

WHO. WHO Traditional Medicine Strategy 2002-2005. Geneva: World Health Organization, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica. Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Práticas integrativas e complementares: plantas medicinais e fitoterapia na Atenção Básica/Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 156 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica; n. 31).ALBERTSSON, P. A. History of aqueous polymer two-phase partition.

RODRIGUES, A. G.; SANTOS, M. G.; DE SIMONI, C. Fitoterapia na Saúde da Família. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE (Org.). Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade (PROMEF). Porto Alegre: Artmed/Panamericana, 2011. p. 131-65.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

a)  Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b)  Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,

 

c)  Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.