O farmacêutico no diagnóstico molecular do SARS-CoV-2 na costa do descobrimento e no extremo sul da Bahia
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Covid-19
diagnóstico
farmacêutico

Cómo citar

Santana, J. O. (2022). O farmacêutico no diagnóstico molecular do SARS-CoV-2 na costa do descobrimento e no extremo sul da Bahia. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 7(7), 30–35. https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp30-35

Resumen

O surgimento e a rápida disseminação do vírus SARS-CoV-2, microrganismo causador da doença Covid-19, na cidade de Wuhan na China, representa uma crise de saúde que foi declarada pandêmica em 11 de março de 2020. No mesmo mês, a cidade de Porto Seguro, situada na Costa do Descobrimento e localizada na região sul da Bahia, contabilizava seus primeiros habitantes com diagnóstico da doença. A técnica padrão-ouro utilizada no diagnóstico laboratorial é o RT-PCR, que detecta a presença do material genético do vírus. A técnica possui algumas limitações: é mais lenta, exige profissionais altamente qualificados e requer aparelhos especializados. A carência de farmacêuticos com habilidades nas técnicas de biologia molecular para atuar no diagnóstico, na pandemia, motivou o desenvolvimento deste trabalho. Além do diagnóstico laboratorial, foram observadas as características clínicas dos cidadãos porto-segurenses infectados, que tiveram o diagnóstico confirmado pela técnica de RT-PCR. O maior percentual de amostras positivas foi entre os pacientes de 30 e 59 anos (70,3%) e o sintoma simultâneo mais comum foi a tosse (61,2%). No início da pandemia, não estava definida a correlação entre sinais, sintomas e o diagnóstico da doença, o que ressalta a grande relevância deste trabalho, e destaca a importância do farmacêutico frente ao diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2.

https://doi.org/10.14450/2526-2858.v7.e7.a2021.pp30-35
PDF (Português (Brasil))

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

a)  Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b)  Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,

 

c)  Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.