Abstract
É reconhecimento comum para maioria dos profissionais de saúde as dificuldades econômicas enfrentadas em hospitais públicos. Essa realidade é um dos grandes desafios para gestão de recursos financeiros sem prejuízo à qualidade da assistência prestada aos pacientes.
Ao longo dos anos e principalmente durante o biênio 2014- 2015 foram observadas utilizações indiscriminadas de alguns medicamentos na instituição. Com o objetivo de racionalização de usos e redução de custos institucionais, foi escolhido um grupo de medicamentos (05) e a partir disso foi criado formulário específico para melhor gestão e prescrição desses medicamentos.
Diretores, médicos e farmacêuticos reuniram-se algumas vezes para definição de protocolos, indicações, criação do formulário e definição do fluxo de atendimento e determinação do papel de cada profissional integrante da equipe multiprofissional nessa atividade. Após algumas dificuldades enfrentadas, principalmente resistência na utilização do formulário por vários profissionais, deu-se início a utilização desses medicamentos somente mediante entrega do formulário devidamente preenchido na farmácia do hospital.
Com a implantação do formulário e após análise de 06 meses de controle foi verificada economia de R$ 435.560,28.
Observou-se que mesmo com a utilização desse protocolo de medicamentos, não ocorreram desabastecimentos nem tampouco o controle impactou negativamente na assistência prestada ao paciente, pelo contrário, apenas os pacientes com indicações de utilização claramente definidas receberam os medicamentos.
O papel do farmacêutico nesse trabalho juntamente com a equipe multiprofissional mostrou-se extremamente relevante para a garantia do uso seguro, racional e efetivo de medicamentos, garantindo o atendimento dos usuários do sistema público de maneira adequada.
References
Referências
- RIBEIRÃO PRETO. Secretaria Municipal da Saúde. Plano Municipal de Saúde 2014 -2017, Ribeirão Preto: Divisão de Planejamento em Saúde, Secretaria Municipal da Saúde, 2013.
- RIBEIRÃO PRETO. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
-Acesso ao site: http://www.hcrp.usp.br/sitehc/upload/gestao%202015%20-%20Virtual-net.pdf, acessado em 02/05/2016.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.