Auditoria SUS Camaçari: avanços e desafios
PDF

Palavras-chave

Auditoria
políticas públicas
SUS
gestão
Camaçari

Como Citar

Reis, M. T., & Junior, J. G. P. (2016). Auditoria SUS Camaçari: avanços e desafios. Experiências Exitosas De Farmacêuticos No SUS, 4(4), 141–149. Recuperado de https://cff.emnuvens.com.br/experienciasexitosas/article/view/1600

Resumo

O Componente municipal de Auditoria do SNA- Sistema Nacional de Auditoria de Camaçari, instituído pela Lei Municipal 414 de 23 de outubro de 1998, desde 2005 exercia suas atividades no Departamento de Auditoria, Controle, Avaliação e Regulação do SUS. Em 2008, passa a estar ligada ao Gestor de Saúde. .

Esse trabalho relata a experiência de farmacêuticos na reestruturação da Auditoria SUS Camaçari, como instrumento de controle de gestão no contexto de um sistema de saúde.

Para tanto, fez-se o estudo da rede de saúde do município; infraestrutura do setor; processos de denúncias, auditorias especiais e de rotina; legislação em vigor; análise dos Relatórios de Gestão do município de 2007 a 2015.

Verificou-se que só existiam 149 processos de auditorias de denúncias/queixas do período de 2005 a 2007 registradas pelos usuários do SUS no próprio setor. Demandas estas que não exigem realização de auditorias e sim respostas da área responsável. Tais fatos favoreceram criação de um canal de comunicação entre usuários do SUS e gestores da saúde - Ouvidoria em Saúde, definindo o papel da Auditoria.

Essa experiência levou a organização do processo de trabalho, a elaboração e a utilização de instrumentos de avaliação e implantação do SISAUD/MS-Sistema de Auditoria, sendo Camaçari o primeiro município no Estado da Bahia (2009). 

A apresentação das auditorias realizadas no Colegiado Gestor e Conselho Municipal de Saúde aponta para oficialização da Auditoria na nova estrutura organizacional da Secretaria de Saúde, e para o seu fortalecimento como instrumento de controle na qualidade da atenção.

 

 

 

PDF

Referências

Referências Bibliográficas

___. Ministério da Saúde, Departamento Nacional de Auditoria do SUS: Auditoria do SUS no contexto do SNA-Qualificação do Relatório de Auditoria. Brasília, 2015

____. Ministério da Saúde, Secretaria Executiva. Mais Saúde: direito de todos: 2008-2011.

____. Auditoria de Gestão: utilização de indicadores de Gestão no Setor público. Caderno de Estudos, FIPECAFI, nº. 21. São Paulo, 1999.

____. MS Relatório de Gestão, 2009. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Brasília, 2009.

____. MS (1996). Manual de Auditoria do Sistema Nacional de Auditoria. Brasília/DF: Ministério da Saúde, 1996. 37 p.

____. Ministério da Saúde. Portaria n. 399 de 22 de fevereiro de 2006. Divulga o Pacto pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do referido Pacto. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006. BRASIL.

._____Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle. Manual de Orientações para Contratação de Serviços de Saúde no SUS. Brasília, 2006.

._____. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas. Caderno do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde – PNASS. Edição 2004-2005. Brasília 2005.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 

a)  Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b)  Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista,

 

c)  Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a conclusão do processo editorial e consequente publicação da revista.